WORD OF MOUTH * ARTISTS BY ARTISTS
MATTIN E MIGUEL PRADO

7 de Março, 15h30 na Aula Magna da FBAUP

Mattin e Miguel Prado

word of mouth
***

No mesmo contexto acontecerá na Fundação de Serralves:
EVACUAÇÃO DA VOZ / EVACUATION OF THE VOICE
5 concertos-performance de MATTIN e MIGUEL PRADO
06-10 MAR 2014
06 MAR, 22h00_ 1 – Introdução à Despersonalização Subjectiva da Voz
07 MAR, 22h00_ 2 – Evacuação da Auto-Representação
08 MAR, 18h30_ 3 – Discurso Não-Significante
09 MAR, 18h30_ 4 – Mecanismos da Voz Humana
10 MAR, 22h00_ 5 – Evacuação do Género

***

Mattin e Miguel Prado conheceram-se em A Coruña em 2007 tendo, desde então partilhado o mútuo e longo interesse pela voz no contexto da improvisação e do noise. Desde 2011, desenvolvem o projecto “Evacuation of the Voice” onde se incluem o LP a solo de Mattin “Object of Thought” e o texto de Miguel Prado “Geotraumatical Evacuation of the Voice”.
A necessidade da “evacuação da voz” surge como processo inseparável do desmantelamento da “face” enquanto representação do “eu” veiculada pelo capitalismo. Os artistas propõem-nos dez sessões de uma hora (das quais se realizam agora cinco) onde irão tentar, performativamente, evacuar a voz dos seus corpos, recorrendo a um processo de “despersonalização subjectiva”. O distanciamento do pensamento com a recusa de “expressões idiomáticas estéticas de carácter genérico” surge como forma de tentar “entender as nossas condições psicológicas, fisiológicas e neurobiológicas a partir duma perspectiva externa”.
Estas sessões serão gravadas e posteriormente publicadas juntamente com a investigação teórica produzida, possibilitando a sua análise futura.

Natural do País Basco, Mattin é um músico principalmente associado à improvisação e ao ‘noise’.
A sua exploração do som geralmente baseia-se na experimentação radical dos limites de oposições como aquelas entre noise e silêncio ou o digital e o físico. Desenvolveu um interesse particular pelo uso de software livre para improvisação e recurso a técnicas semelhantes às usadas pelos artistas fluxus (como serrar a caixa do computador ou atacar fisicamente o computador).
Mattin estudou Artes Visuais e História da Arte em Londres e é também realizador de filmes, normalmente curtas metragens de reflexão ou intervenção política.
Tem igualmente desenvolvido um extenso trabalho teórico sobre improvisação, software livre e anti-copyright. É co-editor do livro “Noise & Capitalism”, entre outras publicações.
Colabora regularmente com outros músicos ligados à improvisação electroacústica e ao noise, como Radu Malfati, Eddie Prévost, Taku Unami, Junko, Tony Conrad, duma extensa lista. É membro de La Grieta, Deflag Haemorrhage/Haien Kontra e da banda punk Billy Bao.
Dirige a editora W.M.O./r e a netlabel Desetxea.

Miguel Prado é um músico, compositor sediado em La Coruña. Desde meados dos anos 2000 tem-se apresentado regularmente em contextos de improvisação quer a solo quer em colaborações como com Michel Henritzi, Michael Pisaro e Stephen O’Malley. Tem-se dedicado igualmente ao trabalho de investigação teórico e de provocação, nomeadamente com o envolvimento no anti-copyright e plagiarismo enquanto dialécticas de movimento. A sua composição “Comedy Apories” foi apresentada em sessões de 10 horas por dia no contexto da exposição “Veraneantes” no museu MARCO em Vigo.


Subscribe to comments Both comments and pings are currently closed. |
Post Tags:

Browse Timeline


Comments are closed.


© Copyright 2009-2010 Som e Imagem . Thanks for visiting!