Programa

Língua de trabalho

Português – Suitable for English-speaking students

Objetivos

Específicos:

Gerais:

Resultados de aprendizagem e competências

De acordo com as metodologias e objectivos apresentados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Encontros e desencontros entre o sonoro e o visual.

 

a. Histórias, genealogias e problemas. Algumas notas.

 

b. Uma introdução à audio-visão. Som e imagem no cinema (a partir de Chion, Gorbman e outros).

 

II. Som e imagem nas artes plásticas: Perspectivas actuais

 

a. Seis tópicos escolhidos.

Bibliografia Obrigatória

Centre George Pompidou; Sons & lumières. ISBN: 2-84426-244-9 55.65
Centre George Pompidou; Sonic process. ISBN: 2-84426-098-5 47.90 (ver também VAN ASSCHE, Christine, Ed. (2002), Sonic Process: A New Geography of Sounds, Barcelona, Museu D’Art Contemporani de Barcelona)
Altman Rick; Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 978-0415904575
Basbaum Sérgio Roclaw; Sinestesia, arte e tecnologia. ISBN: 85-7419-222-8
Bosseur, Jean-Yves; Sound and the Visual Arts: Intersections between Music and Plastic Arts Today, Dis Voir, 1993 (Le Sonore et le Visuel: Intersections musique-arts plastiques aujourd’hui, 1992)
Bosseur Jean-Yves; Sound and visual arts. ISBN: 2-906571-26-1
Burroughs William; A^revolução electrónica. ISBN: 972-699-419-5
Crary Jonathan; Suspensions of perception. ISBN: 0-262-53199-2
Chion Michel; La^voix au cinema. ISBN: 286642-004-7 (versão em inglês também disponível na biblioteca)
Chion Michel; L. audio-vision. ISBN: 2-09-190704-9 (versão em castelhano também disponível na biblioteca)
Deleuze Gilles; L.^image-temps. ISBN: 2-7073-1047-6 20.05 (Existe versão portuguesa)
Deleuze Gilles; A^imagem-movimento. ISBN: 972-37-0958-9 20.00 (versão original em francês também disponível na biblioteca)
Grilo, João Mário; As Lições do Cinema:Manual de Filmologia, Edições Colibri/Universidade Niova de Lisboa, 2007. ISBN: 972-772-705-6
GORBMAN, Claudia; Unheard Melodies: Narrative Film Music, Indiana University Press, 1987
Illes Crissie, Ed.; Into the Light: The Projected Image in American Art 1967-1977, Whitney Museum of American Art, 2001
Jullier Laurent; El sonido en el cine, Paidós, 2007. ISBN: 978-84-493-2027-9 ([Le son au cinéma, Paris, Cahiers du cinéma, 2006])
Kahn Douglas; Noise, water, meat. ISBN: 0-262-61172-4
Kittler Friedrich A.; Gramaphone, film, typewriter. ISBN: 0-8047-3233-7
LaBelle Brandon; Background noise. ISBN: 0-8264-1845-7
Labelle Brandon; Martinho Cláudia (Eds.); Site of Sound #2: Of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press, 2011 (Inclui CD)
Licht Alan; Sound Art: Beyond Music, Between Categories, Rizzoli, 2007
Lund, Cornelia and Lund, Holger (Eds.); Audio.Visual – On Visual Music and Related Media, Stuttgart, Arnoldsche Verlagsanstalt GMBH, 2009. ISBN: 978-3-89790-293-0 (inclui DVD)
Mouëllic, Gilles; La música en el cine, Paidós, 2011 ((La Musique de film, Paris, Cahiers du cinéma, 2003))
Mulder Arjen; Understanding Media Theory: Language, image, sound, behaviour, V2_Publishing/NAi Publishers, 2004
Sichel, Berta, Ed. ; Primera generación: Arte e imagen en movimiento (1963-1986), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2006
Schulz Bernd, Ed; Ressonances: Aspects of Sound art, Stadtgaleie Saarbrücken/Kehrer, 2002
Youngblood Gene; Expanded Cinema, P. Dutton & Co., Inc, 1970 (http://www.vasulka.org/Kitchen/PDF_ExpandedCinema/book.pdf)

Bibliografia Complementar

Adelmo Luiz; Manzano Fernandes; Som-imagem no cinema: A experiência alemã de Fritz Lang, Perspectiva, 2010. ISBN: 978-85-273-0681-2
Adorno Theodor; El cine y la musica
Almeida Ana Paula; O^universo dos sons nas artes plásticas. ISBN: 978-972-772-707-0
Attali Jacques; Noise. ISBN: 978-0-8166-1286-4
Barbosa Álvaro Mendes; Displaced soundscapes
Brougher Kerry 205; Visual music. ISBN: 0-500-51217-5
Cage John; Silence. ISBN: 0-8195-6028-6 36.75
Cage John; For the birds. ISBN: 0-7145-2691-6
Cage John; Empty words. ISBN: 0-8195-6067-7 30.69
Campany, David (Ed.); The Cinematic, The MIT Press/White Chapel, 2007. ISBN: 978-0-262-53288-4
Campen, Cretien van; The Hidden Sense: Synesthesia in Art and Science, The MIT Press, 2007
Celant Germano; Maraniello Gianfranco; Vertigo: A Century Of Multimedia Art From Futurism To The Web, Museo d’Arte Moderna di Bologna/Skira, 2007
Chion Michel; Le son au cinéma, Cahiers du Cinéma, 1985
Chion Michel; Músicas, media e tecnologias. ISBN: 972-8329-96-2
Chion, Michel; Guide des objets sonores, Paris, Éditions Buchet/Chastel, 1983 (Ver pdf com tradução para inglês na página da disciplina)
Chion Michel; Le Son, Nathan, 1998
Chion, Michel; Un Art sonore, le cinéma. Histoire, esthétique, poétique, Cahiers do Cinema, 2003. ISBN: 978-2-8664-2364-3
Comer, Stuart; Film and Video Art, London, Tate Publishing, 2008. ISBN: 978-1854376077
Costa José Manuel 340; Arte sonoro. ISBN: 978-84-96917-69-9
Costa, Luís; Costa, Rui; Three Years In Nodar: Context-Specific Art Practices in Rural Portugal, Edições Nodar – Binaural, 2011
Gere Charlie; Digital culture. ISBN: 1-86189-143-1 24.00
Foster, Hal, Ed; Vision and Visuality, Dia Art Foundation, 1988
Foster Hal; The return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
Furlong William; Audio arts. ISBN: 1-85490-363-2
Kittler Friedrich A.; Literature media. ISBN: 90-5701-061-5
Grieveson Lee 340; The^silent cinema reader. ISBN: 0-415-25284-9
Hall Doug; Fifer Sally Jo; Illuminating Video – An Essential Guide to Video Art,, Aperture Foundation, 1990
Hanhart John, Ed; Video Culture – A Critical Investigation, Visual Studies Workshop Press, 1986
Husslein-Arco Agnes 340; Les^grands spectacles. ISBN: 3-7757-1656-4
Kittler Friedrich A.; Discourse networks 1800-1900. ISBN: 0-0847-2099-1
Labelle , Brandon; Roden, Steve; Site of Sound: of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press,, 1999. ISBN: 978-0965557023
Labelle, Brandon; Martinho, Cláudia; Site of Sound: Of Architecture and the Ear. Vol 2, Errant Bodies Press, 2011. ISBN: 978-0982743904
Lévi-Strauss Claude; Olhar ouvir ler. ISBN: 972-41-1374-4
Lovink Geert 340; Video vortex reader. ISBN: 978-90-78146-05-6
Magnan Nathalie 340; La^vidéo, entre art et communication. ISBN: 2-84056-047-X 19.34
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Packer Randall; Jordan Ken; Multimedia: From Wagner to Virtual Reality, W. W. Norton & Company, 2001
Parfait Françoise; Video. ISBN: 2-84105-133-1 44.40
Parkinson David; History of film. ISBN: 0-500-20277-X
Perniola Mario; Enigmas, o momento egípcio na sociedade e na arte, Bertrand Editora, 1994 (Enigmi, Il mometo egizio nella società e nell’arte, 1990)
Pigeat Jean-Paul (ed); L”oreille oubliée, Centre George Pompidou, 1982
Ribas Luísa; Sobre o papel do som no audiovisual
Rees A. L.; A^history of experimental film and video. ISBN: 0-85170-681-9
Sider Larry, Ed.; Soundscape – the school of sound lectures 1998-2001, Wallflower Press, 2003
Sorlin Pierre; Estéticas del audiovisual, La Marca Editora, 2010 ([Esthétiques de l'audiovisuel, 1993])
Sterne Jonathan; The^audible past. ISBN: 0-8223-3013-X
Toop, David (Ed.); Sonic Boom: The Art of Sound, London, Hayward Gallery, 2000. ISBN: 978-1853322082 (inclui dois CDs)
Virilio Paul 1932-; War and cinema. ISBN: 0-86091-928-5
Viveiros Paulo; A^imagem do cinema. ISBN: 972-8296-93-2
Zielinski Siegfried; Audiovisions: Cinema and Televison as Entr’actes in History, Amsterdam University Press, 1999

Observações Bibliográficas

Outras refererências, sobretudo de artigos dispersos, são indicadas na página da disciplina <htttp://si.blog.virose.pt> Em função da orientação dada aos trabalhos escritos poderão ser sugeridas outras leituras. Uma indispensável filmografia, em especial no que respeita ao ponto I-b) do programa será também trabalhada ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas organizam-se preferencialmente em modo de seminário. Por um lado, através de aulas de carácter mais expositivo onde serão apresentadas as questões fundamentais do programa, procurando aclarar conceitos e práticas centrais para os assuntos em estudo; por outro lado, em torno do comentário e discussão de textos e material audiovisual.  Estas aulas e suas metodologias serão intercaladas e complementares, implicando uma ampla ilustração dos temas propostos. Para o acompanhamento das aulas, é importante a leitura dos textos indicados, assim como o visionamento complementar das principais obras apresentadas.

Software

http://si.blog.virose.pt

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final (consultar em baixo as tipologias dos trabalhos)

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total:  100,00

Obtenção de frequência

Assiduidade ≥ 75 %

Cumprimento das demais entregas e apresentações, de acordo com o calendário apresentado no início do semestre lectivo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito e sua apresentação- 50 %
Trabalho prático e sua apresentação - 40 %
Participação, assiduidade – 10 %

Provas e trabalhos especiais

Realizar dois trabalhos interligados, um escrito e outro de carácter prático, de acordo com o calendário de orientação, entrega e apresentação estabelecido em aula.
O trabalho escrito (máx. 2500 palavras) deverá ser sobre um caso de estudo do cinema, do vídeo ou da sound art.
O trabalho prático deverá ter carácter audiovisual e relacionar-se com o tema do trabalho escrito.

Melhoria de classificação

Sim

Observações

Horário de atendimento: Terça-feira, das 11.30 às 12.30. Quinta-feira, das 11.30 às 12.30. Sujeito a marcação prévia.

 



© Copyright 2009-2010 Som e Imagem . Thanks for visiting!